Interessante como a mídia tem o hábito de se esquecer de assuntos de grande importancia para humanidade, principalmente no Brasil. Passado algum tempo do terremoto do Japão e do grande acidente nuclear da usina Fukushima (grande sim, não se engane pelo que a mídia divulgou) a energia nuclear ainda é utilizada para produzir energia elétrica em diversos países, inclusive no Brasil. O incrivel é que estes paises continuem utilizando este tipo de tecnologia. Mas como a energia nuclear gera energia elétrica ?
Basicamente a reação nuclear gera calor que é utilizado para aquecer água que produz vapor que por consequência move uma turbina que gera energia elétrica. Parece simples, mas os perigos e as consequencias desta operação são imensos. Falhas humanas, falhas mecânicas e desastres naturais podem provocar acidentes catrastóficos, além da produção de rejeitos altamente nocivos.
O lixo nuclear
Países com usinas nucleares estabelecem diversas políticas para lidarem com o problema do lixo nuclear, O Brasil ainda não tem uma politica definitiva e muito material radioativo é produzido. Nas usinas de Angra estão guardados de forma provisória em um barracão próximo ao complexo nuclear.
Existe um depósito de material radiotavo também em Caldas - MG em uma das sedes da Industrias Nucleares do Brasil (INB), também acondicionado em um barracão. Recomendo a leitura da reportagem do site Studio46 sobre o assunto.
Studio46
Barracão com lixo radioativo em Caldas - MG |
Em 1987 na cidade de Goiânia, ocorreu o pior acidente mundial radioativo fora de uma usina nuclear, onde apenas 19,26gr de Cloreto de Césio 137 proveniente de um aparelho de radioterapia abandonado.
![]() |
Capsula contendo Césio |
Fukushima
Cerca de uma hora após o terremoto do dia 11 de Março de 2011 a usina nuclear de Fukushima foi atingida por um tsunami provocando danos nos sistemas de resfriamento e ocasinando varias explosões e vazamento radioativo. As consequencias e a extensão do acidente ainda são encobertas pelo governo japones.
Chernobyl
Na madrugada de 26 de abril uma explosão no reator numero 4 da Usina Nuclear de Chernobyl, devido a falhas de segurança na operação e falhas no projeto do reator, lançaram na atmosfera o equivalente a 400 bombas atomicas de Hiroxima em contaminação nuclear na atmosfera.
Link com o trabalho de Paul Fusco:
Pripyat hoje |
Programa Nuclear Brasileiro
Começou a ser desenvolvido no governo militar, mas a pergunta é porque um pais com enorme potencial hidroelétrico investe em energia nuclear ? Talvez a resposta esteja no video abaixo.
Seja como for as usinas de Angra funcionam como bombas relógio, são usinas defasadas tecnologicamente e próximo a áreas povoadas.
Agora com a intenção de construção de Angra 3, o que temos a dizer ao estado é:
Fora energia nuclear !
ps. Americans, we have a bomb !
Fernando Franco
Nenhum comentário:
Postar um comentário