domingo, 26 de junho de 2011

Chernobyl, Fukushima e Angra


Interessante como a mídia tem o hábito de se esquecer de assuntos de grande importancia para humanidade, principalmente no Brasil. Passado algum tempo do terremoto do Japão e do grande acidente nuclear da usina Fukushima (grande sim, não se engane pelo que a mídia divulgou) a energia nuclear ainda é utilizada para produzir energia elétrica em diversos países, inclusive no Brasil. O incrivel é que estes paises continuem utilizando este tipo de tecnologia. Mas como a energia nuclear gera energia elétrica ?


Basicamente a reação nuclear gera calor que é utilizado para aquecer água que produz vapor que por consequência move uma turbina que gera energia elétrica. Parece simples, mas os perigos e as consequencias desta operação são  imensos. Falhas humanas, falhas mecânicas e desastres naturais podem provocar acidentes catrastóficos, além da produção de rejeitos altamente nocivos.


O lixo nuclear

Países com usinas nucleares estabelecem diversas políticas para lidarem com o problema do lixo nuclear, O Brasil ainda não tem uma politica definitiva e muito material radioativo é produzido. Nas usinas de Angra estão guardados de forma provisória em um barracão próximo ao complexo nuclear.
Existe um depósito de material radiotavo também em Caldas - MG em uma das sedes da Industrias Nucleares do Brasil (INB), também acondicionado em um barracão. Recomendo a leitura da reportagem do site Studio46 sobre o assunto.



Studio46

Barracão com lixo radioativo em Caldas - MG
Em 1987 na cidade de Goiânia, ocorreu o pior acidente mundial radioativo fora de uma usina nuclear, onde apenas  19,26gr de Cloreto de Césio 137 proveniente de um aparelho de radioterapia abandonado.

Capsula contendo Césio

Fukushima

Cerca de uma hora após o terremoto do dia 11 de Março de 2011 a usina nuclear de Fukushima foi atingida por um tsunami provocando danos nos sistemas de resfriamento e ocasinando varias explosões e vazamento radioativo. As consequencias e a extensão do acidente ainda são encobertas pelo governo japones.


Chernobyl




Na madrugada de 26 de abril uma explosão no reator numero 4 da Usina Nuclear de Chernobyl, devido a falhas de segurança na operação e falhas no projeto do reator, lançaram na atmosfera o equivalente a 400 bombas atomicas de Hiroxima em contaminação nuclear na atmosfera.

Em 27 de Abril os soviéticos evacuam a cidade de Pripyat que fica a menos de 30Km da usina, mas já era tarde demais, a população ja tinha sido atingida pela nuvem radioativa. a ONU reconheceu oficialmente 56 mortos no acidente, mas é impossivel determinar o numero de pessoas atingidas e suas sequelas. O fotógrafo Paul Fusco registrou fotos de pessoas vitimas dos efeitos radiação, seguem algumas fotos de seu trabalho Chernobyl Legacy.



Link com o trabalho de Paul Fusco:

Pripyat hoje

Programa Nuclear Brasileiro

Começou a ser desenvolvido no governo militar, mas a pergunta é porque um pais com enorme potencial hidroelétrico investe em energia nuclear ? Talvez a resposta esteja no video abaixo.


Seja como for as usinas de Angra funcionam como bombas relógio, são usinas defasadas tecnologicamente e próximo a áreas povoadas.

Agora com a intenção de construção de Angra 3, o que temos a dizer ao estado é:

Fora energia nuclear !

ps. Americans, we have a bomb !

Fernando Franco

Nenhum comentário: