domingo, 23 de janeiro de 2011

Aquecimento Global ou Farsa Global ?


O verão, e todo mundo reclamando do calor, chuvas torrenciais pelo Brasil e todos nós escutando informações sobre as mudanças  climáticas, efeito estufa, aquecimento global, etc...
Com um calor insuportável,  resolvi nas minhas modestas atribuições, buscar uma explicação para o tão falado aquecimento global. Através de uma detalhada leitura de diversos artigos e assistindo documentários, analisei diversas perspectivas como :
·         Emissão de CO2 como causador do efeito estufa.
·         O buraco na camada de Ozônio.
·         Os Iluminati ( quem nunca assistiu Tomb Raider ?)
·         Óvnis da Área 51
·         Umbrela Corporation
·         Nostradamus e finalmente ...
·         a Profecia Maia.
Quando não chegava a mais a nenhuma conclusão, olhei para o Sol em meio a muitas cervejas, e me perguntei:
Porque não poderá ser o Sol o causador das mudanças climáticas da Terra ?
Para isto vamos analisar alguns fatores :
Os que defendem o aquecimento global causado pela elevada concentração de CO2 ( como Al Gore e Leonardo Dicaprio ), derretimento das geleiras e aumento das catástrofes climáticas, afirmam um aumento na temperatura media global. Bem se levarmos em consideração que o termômetro de mercúrio foi inventado pelo  físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Teremos um registro de temperatura preciso de aproximadamente 250 anos, o que em relação a idade da terra não nos oferece muita informação.



    Gráfico baseado em dados da Unidade de Pesquisas Climáticas ( Climatic Research Unit) da Universidade de East Anglia.

Mas ainda assim os cientistas fazem estimativas sobre as temperaturas globais inferiores ao ano de 1800 através de dados chamados Dados de Proxy. Através do link abaixo verifica-se a forma como são obtidos estes dados.


Baseando-se nestes dados verificamos no gráfico abaixo através dos Dados de Proxy da temperatura estimada na Terra nos últimos 425.000 anos através de registros computados através de análise de núcleos de gelo retirados de Vostok ( uma estação de pesquisa russa localizada na Antártida , um projeto com inicio na década de 70).  O núcleo mais profundo foi retirado a uma profundidade de 3263m. Durante aproximadamente 500.000 anos o gelo permaneceu intacto e durante este período, segundo pesquisas realizadas pelos cientistas houve quatro eras glaciais.

Gráfico baseado em dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional  ( National Oceanic and Atmospheric Administration )

Analisando o gráfico chega-se a conclusão que durante este intervalo houveram períodos mais quentes  que o atual e que o ciclo climático vem se mantendo,
Mas e a temperatura nos últimos 1000 anos ?  Na idade média durante os anos de 800 d.C. à 1300 d.C. houve um período denominado  Período Quente Medieval onde ocorreu um aquecimento global muito curto, seguido por uma  Pequena Idade do Gelo entre os anos de 1450 à 1890 aproximadamente, com profundas mudanças climáticas Muitos cientistas acreditam que o  atual aumento de temperatura é apenas uma recuperação da temperatura em relação a esta Pequena Idade do Gelo.
 Gráfico IPCC report 1990

Mas quais os fatores que provocaram tantas mudanças climáticas ao longo destes 425.000 anos ? Existem muitas teorias, mas as que mais chamam a atenção  é a do astrônomo Milutin Milankovitch que formulou suas teorias no estudo da relação entre a Terra e o Sol. Segundo ele estas mudanças cíclicas eram relacionadas a fatores :


Milutin Milankovitch

Mudança no Eixo de Inclinação da Terra -  segundo Milankovitch o eixo da Terra nem sempre é de 23,5°. Segundo seus cálculos a inclinação da Terra varia  de 22,1° a 24,5° em um ciclo de 41.000 anos, o que ocasionaria quando da inclinação menor  invernos mais rigorosos e verões mais frios, sendo que durante o verão por ser mais frio não conseguiria derreter a neve nas latitudes mais altas, que se acumularia ano a ano formando geleiras, e como o gelo reflete mais energia solar para o espaço que a água ou a terra haveria um resfriamento adicional que aumentaria mais as geleiras e conseqüentemente a reflexão e assim por diante, podendo desencadear uma Era Glacial








Mudança no Formato da Órbita da Terra – de acordo com as teorias de Milankovitch a cada ciclo de 90.000 e 100.000 anos a órbita da Terra muda, ficando mais elíptica, fazendo que a diferença de energia solar recebida no afélio e no periélio seja maior. 


Movimento de Precessão – Milankovitch também propôs que a cada ciclo de 22.000 anos  ocorre uma mudança no sentido de orientação do eixo terrestre, invertendo as estações do ano no hemisférios, sendo assim em torno de 11.000 anos o verão começará em dezembro para o Hemisfério Norte.

As interações entre estes três fatores são complicadas e compostas de inúmeras variáveis, mas certamente podem afetar o clima na Terra. Mas me permitindo acrescentar mais algumas teorias as de Milankovitch , gostaria de salientar que o maior responsável pelo aquecimento ou resfriamento da Terra, é o Sol. Afinal ele é a fonte do calor que aquece o nosso planeta, e sem o Sol não existiria vida na Terra.

Imagem em Raios-X obtida através do filtro de titanium-polyimide (Ti_poly) do telescópio de raios-X Hinode (XRT)


Há centenas de anos os cientistas vêm registrando o número observável de manchas solares como maneira de acompanhar os ciclos de atividade solar. Os ciclos solares tem em média 11 anos, e atualmente estamos no Ciclo 24, após registrar a sua menor atividade em décadas e sua menor luminosidade em muitos anos, o Sol voltou a atividade normal e o período de maior atividade solar do ciclo compreenderá os anos de 2011 à 2013 e poderá trazer diversas mudanças climáticas como no passado. 

Atividade solar de 18/11/2010 à 20/01/2011

Um exemplo é o período conhecido como Mínimo de Maunder  que compreendeu os anos de 1645 a 1715 em que raramente foram observadas manchas solares e que coincidiu com a Pequena Idade do Gelo. Muitos acreditam que devido a demora do inicio do Ciclo 24 o próximo ciclo do sol será menos intenso. 

O fato é que nunca na história da humanidade se estudou tanto o Sol. Missões como da SOHO (Solar & Heliospheric Observatory) e das sondas gêmeas STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory)  e Solar B, fazem um estudo aprofundado e diário. Um destaque é a sonda SOHO, que através de sua página na internet disponibilizam dados atualizados diariamente em relação ao Sol.




Ciclo 23

De fato os cientistas estão cada vez mais convencidos da importância da relação da atividade solar com o clima da Terra, pois não implica apenas na luz visível, mas nas variações de Radiação Ultravioleta e Raio-X.  Através destes dados acima analisados acredito que estejamos indo em direção a um resfriamento do planeta principalmente no Hemisfério Norte, um exemplo foram as fortes nevascas que assolaram os EUA e a Europa no ultimo mês de Dezembro, o que não me parece um “aquecimento global”. A pergunta que  faço é:

- Qual o objetivo do alarmismo do “Aquecimento Global” ?

De sua opinião sobre este assunto !!! 


Fernando Franco
Graduando de Geografia 


links interessantes





3 comentários:

Unknown disse...

que a humanidade destroe o seu meio é fato !
mas creio que não é ela responsavel por este " aquecimento global " , isto serve de pretexto para os imperialistas barrar o crescimento dos paises ditos " subdesenvolvidos "

ha mais mentira e manipulaçao do que se imagina !

fato - pare de ver globo , e midias sencionalistas e corra atras de informaçoes corretas !

abração a i fernando !
vamos elaborar uns artigos ai !

Anônimo disse...

Interessante o site e a iniciativa. Eu acresceria as medidas de temperatura via satélite que começaram em 1979 (MSU-UAH). Eles também possuem um site onde é possível visializar a temperatura atualizada em diferentes altitudes (http://discover.itsc.uah.edu/amsutemps/). Além disso, 3 sites são referência para o assunto (do lado cético):

http://icecap.us
http://wattsupwiththat.com
http://stevengoddard.wordpress.com

Muito ativos. Este último vem fazendo um trabalho documental-histórico maravilhoso.

Cabe também linkar as páginas de referência do Anthony Watts em:
http://wattsupwiththat.com/reference-pages/
com muitas informações sobre o clima global quase em tempo real.

Para terminar, este é um site que eu gostaria de começar.

Um abraço

Joe

Anônimo disse...

Ah, me esqueci de responder a questão título do post...

O aquecimento global após a pequena era glacial é fato. O gráfico que explica isto de modo muito claro é o do Prof Akasofu. Procure no Google Images. Mas se olharmos a evolução da temperatura nos últimos 400 mil anos veremos que nada existe de especial nas temperaturas atuais, e mais, a cada nova era glacial a temperatura parece descer cada vez mais. É certo que teremos pela frente uma nova era glacial.
O aquecimento global com principal forçante baseada no CO2 é farsa sim. Até pode ter uma influência (e ninguém ainda apresentou qualquer evidência empirica sobre isto, apesar de sites do exterior terem oferecido até 100 mil dólares por uma envidência empírica, Junkscience, por ex.).
A histeria alarmista e catastrofista é apenas uma questão econômica, pois aqueles que apostaram em uma "economia verde", após a Eco-92, precisam ter seu ROI... E, as principais máfias estão no mercado de carbono e na energia eólica...

Assim, somos bombardeados diariamente com mensagens catastrofistas, para que pressionemos os políticos a aprovarem políticas públicas que favoreçam aqueles grupos...

Abraço

Joe

ps.: o céu não vai cair... Mas a farsa, vai.